top of page
Buscar
  • Foto do escritorNotícias

Aderência à LGPD: apenas 36% das empresas brasileiras estão em conformidade total

Desde a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em setembro de 2020, as organizações brasileiras iniciaram esforços concretos para se adequar às exigências.


No entanto, mesmo após mais de dois anos de implementação, segundo o estudo IT Trends Snapshot 2023 da Logicalis, uma empresa global de soluções e serviços de TI, apenas 36% das empresas declararam estar em total conformidade com as regulamentações.


Apesar de modesto, a porcentagem (36%) revela um aumento significativo em comparação com a pesquisa anterior, na qual somente 11% das empresas estavam em conformidade com a legislação. No entanto, uma parcela considerável de empresas (43%) ainda está na etapa de implementação, com ações concretas de adoção em andamento.


Paralelamente a essa tendência, houve uma redução significativa no percentual de organizações que declararam não ter ações específicas para a LGPD. Na pesquisa IT Snapshot de 2019, esse índice era de 41%, diminuindo para 12% em 2021 e, neste ano, atingindo apenas 6%. Essa evolução evidencia que as preocupações relacionadas à privacidade e gestão de dados estão ganhando cada vez mais relevância no contexto organizacional.


Segundo Yassuki Takano, diretor de Consultoria da Logicalis Brasil, ainda é necessário percorrer um extenso trajeto para que as empresas estejam plenamente em conformidade com a lei.


O executivo afirma que “houve uma queda significativa na priorização do tema pelo setor de TI, o que pode revelar que as empresas já avançaram de alguma forma no tema. Se em 2021, 51% dos respondentes afirmaram que o tema de LGPD era uma prioridade na agenda de TI, nesta edição, este percentual caiu para 8%”.


Ao serem questionados sobre os principais obstáculos para se adequarem à LGPD, os participantes mencionaram os seguintes desafios: adequação de processos/sistemas (26%), engajamento de usuários/colaboradores (18%), segurança de dados (17%), mapeamento de processos (10%) e apoio da alta direção (8%).


Já em relação às iniciativas de tecnologia da informação (TI) que já estão em andamento para aderir à LGPD, o estudo indica que lideram a lista a redefinição dos processos de tratamento de dados, citada por 77% dos entrevistados, a adequação dos websites e portais (69%), o mapeamento do ciclo de vida dos dados (67%) e a implementação de novos processos e workflows para adequação à lei (62%).


Panorama de tecnologia no Brasil para 2023

A oitava edição do IT Trends Snapshot analisa a adoção de tecnologia no Brasil e examina as perspectivas e prioridades dos líderes de Tecnologia da Informação. Com a participação de 123 executivos de TI de diversos setores de mercado, a pesquisa oferece um panorama abrangente do cenário atual.


Na edição de 2023, a pesquisa aborda uma variedade de temas, incluindo as prioridades de negócios e tecnologias, o progresso da adoção da nuvem e os desafios associados a ela, a segurança da informação, a escassez de profissionais qualificados e muitos outros assuntos relevantes.


Fonte: LGPD Brasil

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page