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Foto do escritorJuliana Blanco

Etapas de implementação do Programa de Compliance

Atualizado: 9 de ago. de 2023

A implementação de um Programa de Compliance é uma ferramenta totalmente aliada da prevenção de riscos nas empresas, uma vez que é capaz de identificar os eventuais desvios, multas e sanções que a empresa está sujeita.


O desenvolvimento de um Programa de Compliance deve ser feito de acordo com a realidade da empresa, mas as etapas de seu desenvolvimento são comuns para todos.



ETAPA 1 - MAPEAMENTO DE RISCOS


O mapeamentos dos riscos é o ponto de partida para que a empresa saiba quais são os riscos que está exposta naquele momento. A partir dessa análise é possível definir o plano de ação e as prioridades de cada medida a ser implementada


ETAPA 2 - PLANO DE AÇÃO


Com base nos riscos levantados, o plano de ação deverá conter as novas práticas que serão implementadas para minimizar os riscos identificados.


No plano de ação poderão conter, por exemplo, criação do departamento de compliance, implementação de controles internos, elaboração de políticas e revisão de contratos.


ETAPA 3 – CÓDIGO DE ÉTICA


O código de ética é o documento base para todo programa de compliance.


Esse documento irá definir como a empresa se posiciona sobre os principais assuntos, e deve ser de fácil acesso para empregados e terceiros.


ETAPA 4 – TREINAMENTO E COMUNICAÇÃO


Nessa etapa é preciso criar treinamentos específicos sobre o tema, para que todos os empregados saibam exatamente como agir durante suas atividades.


Além disso, um plano de comunicação bem executado é capaz de manter a cultura da ética e integridade dentro da empresa.


ETAPA 5 – CANAL DE DENÚNCIAS


Essa ferramenta viabiliza que empregados ou terceiros denunciem eventuais violações às normas internas ou externas.


Adequando cada uma dessa etapas à realidade da sua empresa, o Programa de Compliance representará certamente a prevenção aos riscos corporativos.

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