Um problema técnico envolvendo o aplicativo dos Correios, conhecido como Meu Correios, provocou uma exposição não autorizada dos dados pessoais dos usuários na semana passada. Informações como telefone de contato e CPF foram divulgadas.
A empresa informou que acionou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e implementou “novas medidas de segurança” para “assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo”.
Como medida de proteção, os Correios auxiliaram os usuários a alterarem suas senhas de acesso do aplicativo. Até o momento, a empresa não divulgou o número de pessoas afetadas nem o que levou às falhas técnicas.
Outros aplicativos, como Portal Correios, Rastreamento, Busca Cep, Busca Agência e Pré-Postagem, não registraram problemas e estão funcionando normalmente.
Confira a nota oficial da estatal
"Os Correios informam que foi detectado acesso indevido ao número de celular vinculado ao CPF de alguns usuários do aplicativo Meu Correios.
Tão logo a situação foi identificada, foi realizada a comunicação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD e novas medidas de segurança foram adotadas para assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo.
Ressaltamos que não houve exploração de dados cadastrais e senhas, além do referenciado número de telefone e CPF. Porém, com objetivo de mitigar risco de exploração por engenharia social, cumpre-nos comunicar sobre a importância de atualizar sua senha de acesso ao aplicativo Meu Correios.
Os Correios reafirmam o compromisso em garantir a confiabilidade de seus canais digitais e a segurança das informações, lamentam eventuais transtornos e se colocam à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas), 0800-725-0100 (para todo o Brasil), chat e Fale Conosco, no site www.correios.com.br."
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