top of page
Buscar
  • Foto do escritorNotícias

Como fica a jornada de trabalho em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo?

O mês de novembro marca o início da Copa do Mundo de Futebol e já é possível notar a mobilização dos torcedores para assistirem aos jogos do Brasil no campeonato.


Em consequência direto, começam nas empresas os questionamentos sobre como fica a jornada de trabalho durante os jogos.

Em primeiro lugar é importante mencionar que as empresas não sãos obrigadas a liberar os empregados para assistirem aos jogos da seleção brasileira, uma vez que, apesar de haver uma grande mobilização nas cidades, os dias de jogo do Brasil não são feriados.


Por outro lado, sendo inegável a mobilização e impacto das comemorações, a empresa pode se socorrer a algumas alternativas para liberar os empregados. Confira a seguir:


Uma primeira alternativa é o acordo de compensação de horas. Nessa modalidade, os empregados poderão compensar futuramente as horas em que houve dispensa da jornada para acompanharem aos jogos.


Vale ressaltar que a melhor recomendação é que seja firmado um acordo por escrito entre empresa e empregado, detalhando as regras e a maneira como a compensação ocorrerá. Além disso, a compensação deve ocorrer dentro do próprio mês.


Uma segunda alternativa semelhante é a utilização do próprio banco de horas para compensar o período concedido para assistir aos jogos. Nessa situação, a empresa poderá abater saldo positivo que o empregado tenha ou considerar como saldo negativo para que o colaborador compense essas horas posteriormente.


Nessa situação, vale dizer que a empresa deverá observar se o sistema de banco de horas será realizado diretamente com o empregado ou por acordo ou convenção coletiva. Cada modalidade tem suas regras e características diferentes.


Por fim, há também a possibilidade de que a empresa, por mera liberalidade, dispense os empregados durante os jogos e abone o período, sem realizar qualquer desconto salarial.


A melhor recomendação é que as empresas façam a avaliação da melhor opção e organizem-se com antecedência, mantendo os empregados cientes e informados de como serão os procedimentos nos dias de jogos da Copa da Mundo.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page